Dia da Mãe Terra e a assinatura do Acordo de Paris

(Foto: Reprodução)

Este ano, o Dia da Terra coincide com a cerimônia de assinatura do Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas, na sede da ONU em Nova Iorque. O acordo foi aprovado por todos os 196 países da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas na COP21 (Paris- 12 de Dezembro de 2015).

No acordo, todos os países concordaram em trabalhar para limitar o aumento da temperatura global a menos de 2 graus Celsius, e dada a graves riscos, a esforçar-se para 1,5 graus Celsius.

A cerimônia marca o primeiro dia que o Acordo ficará aberto para assinaturas, marcando o simbolismo da Mãe Terra, que reflete a interdependência que existe entre os seres humanos, outras espécies vivas e o planeta que todos nós habitamos.

Mais de 130 países confirmaram que vão assinar o Acordo de Paris, em 22 de abril, em uma cerimônia oficial na sede da ONU, em Nova York.

O evento deve contar com a participação de mais de 60 chefes de Estado e de governo, incluindo o presidente da França, François Hollande; o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; e a presidente Dilma Rousseff.