Presidente da ONU pede mais recursos para financiar o combate às mudanças climáticas

(Foto: Reprodução/ Google)

Durante uma reunião com vários países (COP 22), o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu mais esforços para mobilizar recursos para combater as mudanças climáticas, principalmente nos países em desenvolvimento.

“Recursos e investimentos são a chave para atingirmos sociedades resilientes de baixa emissão”, disse Ban em um diálogo ministerial sobre financiamento para o clima.

Ele ainda reforçou que um dos principais objetivos do Acordo de Paris, que entrou em vigor no dia 04 de novembro, é “tornar todos os fluxos financeiros consistentes com um caminho de desenvolvimento de baixa emissão e resiliente ao clima”.

Antes da reunião final da COP 22, amanhã (18), os países esperam definir as regras de implementação do Acordo de Paris e estabelecer um plano viável de apoio financeiro aos países em desenvolvimento para ações climáticas.

“Investiremos 90 trilhões de dólares em infraestrutura global nos próximos 50 anos. Não custará muito mais garantir que essa infraestrutura construa a economia resiliente de baixa emissão prevista no Acordo de Paris”, disse o chefe da ONU.

** Com informações da ONU Brasil