Alemanha e Reino Unido anunciam ajuda de 150 milhões de euros para combater o desmatamento na Amazônia

(Foto: Pixabay)

Representantes da Alemanha e do Reino Unido anunciaram, durante a COP 23, a doação de mais de 150 milhões de euros, o equivalente a $600 milhões de reais, para ajudar no combate ao desmatamento da Amazônia.

A Alemanha destinará 60,9 milhões de euros, cerca de R$235 milhões, aos estados do Mato Grosso e do Acre, por meio do programa de “ajudas condicionadas”. Outros 33,9 milhões de euros serão enviados ao Fundo Amazônia, um programa de investimento externo para a preservação da floresta.

Segundo o vice-ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Florian Pronold, a medida tem como objetivo reconhecer o trabalho do governo brasileiro no combate ao desmatamento e para proteger a floresta.

O governo britânico anunciou a doação de 62 milhões de libras esterlinas, aproximadamente, R$266,6 milhões. A vice-diretora no Departamento de Energia e Mudança Climática, Kate Hughes, informou que 43 milhões de libras serão destinadas aos governos de Mato Grosso e do Acre e 19 milhões para programas no Brasil, na Colômbia e no Peru.

Combater o desmatamento da Amazônia é um dos desafios do Brasil para cumprir as suas metas do Acordo de Paris e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais revelaram que houve uma redução de 16% no desmatamento da Amazônia no Brasil, entre agosto de 2016 e julho de 2017. Entretanto, houve um aumento de 27%

** Com informações da Agência France Press