Nordeste – da seca à enchente

Os municípios de Ilhéus, Barra do Choça, Campo Formoso, Feira da Mata e Rio de Contas tiveram os decretos de situação de emergência homologados pelo Governo do Estado devido à estiagem prolongada. Os documentos foram assinados pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, e publicados do Diário Oficial na sexta-feira (3).

Conforme o Governo do Estado, a seca nos municípios listados provocou perdas nas culturas agrícolas, principalmente de milho e feijão. Com os decretos assinados, a Bahia conta hoje com 147 municípios em situação de emergência provocada pela falta de chuva. A situação afeta cerca de 1,7 milhão de pessoas.

colheita_de_soja_fazenda_irm_o_rossato_fotos_manoel_junior_2814329

Enquanto isso, as chuvas continuam castigando os estados de Pernambuco, Alagoas, Ceará e Sergipe. O alerta de chuvas moderadas a fortes na Região Metropolitana do Recife e nas Zonas da Mata Norte e Sul de Pernambuco foi renovado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).  A expectativa dos meteorologistas é de que chova acima de 40 milímetros nesse sábado (4), por isso a orientação é de que a população siga as orientações da Defesa Civil.
A recomendação da Defesa Civil do Recife é que “os moradores de áreas de risco, principalmente em morros e próximos a alagados, que deixem suas residências e procurem abrigo em lugar seguro”. Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 0800 081 3400 (ligação gratuita).

recife chuvas