Sonda Juno chega a Júpiter

Maior dos planetas do Sistema Solar, Júpiter ganhou na Antiguidade o nome do deus dos deuses da mitologia greco-romana.

A sonda americana Juno, batizada com o nome da esposa do deus dos deuses, chega hoje ao maior planeta do Sistema Solar.

Seguindo a lógica, as quatro principais luas jovianas, descobertas no século 17 (Europa, Io, Ganimedes e Calisto), receberam nomes de amantes dele.

A história é bacana, mas o principal é que cinco anos após o lançamento pela NASA, a Juno deve se tornar a segunda sonda da história da exploração espacial a se estabelecer ao redor de Júpiter. A primeira foi a Galileo, que partiu em 1989 e chegou lá em 1995.

Esta é a primeira vez que uma sonda irá orbitar os pólos de Júpiter, proporcionando novas respostas para os mistérios a cerca do núcleo, a composição do planeta e campos magnéticos.

A partir das 11 e meia da noite desse 4 de julho, Juno irá realizar uma manobra e, uma vez em órbita de Júpiter, a sonda irá circundar o mundo Joviano 37 vezes durante 20 meses, deslizando 5.000 quilômetros acima dos topos das nuvens.

O sinal de transmissão da NASA estará disponível a partir das 23h30 e você pode acompanhar pelo ONB. A comunicação será das câmeras de controle da missão JPL, com áudio disponível na NASA TV Media Channel e canal Ustream da NASA em: http://www.ustream.tv/nasajpl

Missão JUNO em Júpiter - NASA
Ilustração- Folha de S.Paulo

Se quiser, assista a entrevista coletiva da equipe da NASA com as informações sobre a missão JUNO.
juno nasa

http://www.ustream.tv/recorded/89211042