Agenda 2030 completa um ano

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (Foto: ONU)

Em setembro de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) apresentou um guia composto por 17 Objetivos Globais para ajudar o mundo a alcançar o desenvolvimento sustentável no cenário ambiental, econômico e social até 2030. Este conjunto de metas foi nomeado de Agenda 2030, também conhecida como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Um ano após a sua adoção, a aplicação dos Objetivos em prática foi escolhida para ser o tema central da 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, “este primeiro ano é crucial. É um momento em que todos os Estados-membros devem alinhar suas políticas, programas e gastos por trás dos 17 objetivos”.

Ao longo dos próximos 14 anos, as nações deverão se mobilizar para realizar os principais objetivos, como acabar com todas as formas de pobreza, lutar contra as desigualdades e combater as mudanças climáticas.

“Mas não se enganem, a grande maioria da humanidade ainda tem que aprender sobre a Agenda; ela ainda tem que abraçar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que, se implementados com sucesso, trarão um fim à pobreza e garantirão um lugar sustentável para a humanidade neste planeta”, afirmou Peter Thomson, novo presidente da Assembleia Geral.

No vídeo abaixo, conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

** Com informações da ONU Brasil