Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável do meio ambiente

(Foto: Reprodução/ ONU)

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são 17 metas, aprovadas por todos os países membros da ONU, que devem ser aplicadas até 2030. A ideia é em 15 anos melhorar as condições ambientais, sanitárias, educacionais e diminuir a desigualdade social no mundo.

Você conhece os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?

Hoje vamos mostrar o 15º Objetivo:

Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

  • Treze milhões de hectares de florestas estão sendo perdidos a cada o ano.
  • Cerca de 1,6 bilhão de pessoas dependem das florestas para sua subsistência. Isso inclui 70 milhões de indígenas. Florestas são o lar de mais de 80% de todas as espécies de animais, plantas e insetos terrestres.
  • 2,6 bilhões de pessoas dependem diretamente da agricultura, mas 52% da terra usada para agricultura é afetada moderada ou severamente pela degradação do solo.
  • Anualmente, devido à seca e desertificação, 12 milhões de hectares são perdidos (23 hectares por minuto), espaço em que 20 milhões de toneladas de grãos poderiam ter crescido.
  • Das 8.300 raças animais conhecidas, 8% estão extintas e 22% estão sob risco de extinção.
    80% das pessoas vivendo em área rural em países em desenvolvimento dependem da medicina tradicional das plantas para ter cuidados com a saúde básica.