ONU cria diretrizes para financiar desenvolvimento sustentável

(Foto: Reprodução)

A Organização das Nações Unidas (ONU) e 19 instituições financeiras de todo o mundo lançaram Os Princípios para o Financiamento de Impacto Positivo, um conjunto de diretrizes globais, que visa atrair investimentos para o desenvolvimento sustentável.

“Atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — o plano de ação global para erradicar a pobreza, combater as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente — deverá custar entre 5 trilhões e 7 trilhões de dólares a cada ano até 2030”, destacou Eric Usher, chefe da Iniciativa de Financiamento Ambiental da ONU, em comunicado à imprensa.

“Os Princípios de Impacto Positivo são uma mudança de jogo, que ajudará a canalizar centenas de trilhões de dólares para projetos de energia limpa, de baixo carbono e inclusivos”, acrescentou.

As diretrizes irão ajudar credores e investidores a analisar, monitorar e divulgar os impactos sociais, ambientais e econômicos de seus produtos e serviços financeiros.

“Com a eclosão dos desafios globais como as mudanças climáticas, o crescimento populacional e a escassez de recursos, o setor financeiro precisa se adaptar urgentemente e ajudar a trazer as mudanças necessárias em nossos modelos econômicos e de negócios”, declarou o vice-diretor-executivo do banco Société Générale, Séverin Cabannes.

** Com informações da ONU Brasil