Retrospectiva 2015 – Aedes Aegypti é o inimigo número 1

(Foto: Pixabay)

O combate ao mosquito Aedes Aegypti é, sem dúvida, um problema de tempo verbal. Basta ler todas as manifestações das autoridades responsáveis pelo seu combate, desde que o mosquitinho pintadinho voltou a viver entre nós brasileiros.

Todos os discursos e medidas anunciados, sempre conjugam o verbo no futuro. Vamos fazer, estamos estudamos, vamos implantar. Os anos passam, as pessoas adoecem ou morrem, e o belo mosquitinho livre e solto resolveu dar carona para outros vírus, além do da Dengue, transporta o da febre Chikungunya e o Zika.

Uma conclusão: desde Oswaldo Cruz, que acabou com a Febre Amarela no Brasil, no século passado, as doenças se espalham entre nós pelo Aedes Aegypti, nenhuma atitude que encare o problema de frente foi tomada. Precisamos de autoridades que tenham “aquilo roxo”, tomem atitudes de Estado e encarem o problema de frente.

Corremos sério risco de pegar dengue, febre Chikungunya, e nossas crianças que estão por nascer, microcefalia.

O que é preciso fazer, já, agora, é unir esforços dos Governos em todas as estâncias e travar uma guerra contra o mosquitinho que zomba de nós. Temos até uma vacina para combater a dengue, a Dengvaxia. Que tal colocar pra valer as Forças Armadas, as Polícias, voluntários e toda a população na luta contra o Aedes Aegypti.

Como mostra nosso passado, só com medidas radicais como aquelas tomadas no tempo de Oswaldo Cruz, vamos vencer essa luta. Pedir para a população empenho no combate ao mosquito, não leva a nada, como estamos vendo ano a ano.

Talvez o velho “fumacê” ainda nos ajude. Para as mulheres, uma medida radical: evite a gravidez, afinal ninguém sabe ao certo o que é o Zika Virus que pode afetar a vida de sua futura criança.

 

O Organics News Brasil tem – diariamente – informações sobre o Aedes, a prevenção, as doenças que o mosquito transmite e como combater a proliferação do mosquito.

Incidência da dengue no Brasil

 

Passo a passo no combate a dengue

A febre Chikungunya

O Zika Vírus

Todo dia é dia de faxina contra o Aedes Aegypti

 

OMS emite alerta global sobre Zika Vírus

http://organicsnewsbrasil.com.br/bem-estar/saude/oms-emite-alerta-global-sobre-zika-virus/

ANVISA aprova primeira vacina contra dengue

(Foto: A Voz da Vitória)
(Foto: A Voz da Vitória)