Arena Pantanal vai abrigar primeiro estádio-escola

Arena Pantanal, em Cuiabá (Foto: Divulgação/ Gcom-MT)

A Arena Pantanal, em Mato Grosso, foi escolhida para ser o primeiro estádio-escola no estado, uma iniciativa inédita realizada a partir da reutilização de parte da sua estrutura.

Nomeado “Arena da Educação”, o projeto busca pela excelência acadêmica e formação integral dos jovens, seguindo os valores olímpicos, e foi inspirado no Ginásio Experimental Olímpico do Rio de Janeiro. A iniciativa carioca direciona e incentiva alunos com aptidão para o esporte a desenvolverem suas habilidades em diversas modalidades olímpicas.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, a Arena Pantanal possui todos os equipamentos necessários para fazer uma escola de tempo integral.

“A preparação para isso é muito rápida, porque serão necessários, praticamente, apenas equipamentos e mobiliário, pois a estrutura física já está pronta. Também precisaremos realizar a adequação de espaço para o refeitório”, explicou em entrevista à rádio Mega FM.

Composto por 75 salas, os estudantes terão aulas de disciplinas regulares, como Português e Matemática, aulas de reforço, aulas direcionadas aos esportes, rotina de treinos e atividades específicas do esporte de preferência do aluno.

A Arena Pantanal conta com campo de futebol, piscina, Ginásio Aecim Tocantins, Palácio das Artes, entre outros equipamentos esportivos. “Além disso, iremos projetar uma pista de atletismo”, informou Marrafon, destacando que a escola-estádio também contará com estrutura para receber alunos-atletas paraolímpicos.

Com a nova unidade escolar, a rede estadual passará a contar, em 2017, com 15 escolas de ensino integral.

O projeto será implantado gradativamente. Neste primeiro momento, a unidade escolar funcionará para estudantes 7º, 8º e 9º anos, e três turmas para o 1º ano do Ensino Médio, com foco em esporte de alto rendimento.