Conheça o desafio para reduzir as emissões de CO2

(Foto: Divulgação)

O Instituto Akatu e a Dow lançaram o “Desafio 2017: Redução das Emissões de CO2, que visa estimular e engajar jovens a criarem projetos que contribuam no combate as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

A iniciativa também pretende ajudar o Brasil a cumprir a meta de diminuir sua emissão de GEE em 37% até 2025 – o ano base é 2005.

“Reduzir a velocidade do aquecimento global é algo que já não é fundamental apenas para as futuras gerações. Hoje, já estamos sofrendo com secas, processos de desertificação, aumento de temperatura, entre outras graves alterações no clima. Criamos este desafio para que nossos jovens se interessem ainda mais pelo tema e possam contribuir para diminuir a velocidade dessas mudanças. Quanto mais potencial de redução de CO2 e mais mobilização da comunidade o projeto tiver, mais chances tem de ganhar”, explica Denise Conselheiro, coordenadora de Educação do Instituto Akatu.

Os projetos inscritos podem ser criados ou ser uma adequação de projetos de escola já existentes, com a intenção de dar continuidade, replicação ou ampliação a eles. Além disso, devem estar relacionados a um ou mais temáticas: água, energia, alimentos, resíduos e transportes & logística. O uso de consumo consciente como ferramenta será considerado um diferencial do projeto.

Podem participar equipes formadas por professores e alunos das escolas técnicas dos cursos de Meio Ambiente e Química das cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA) e Campinas (SP).

As inscrições estão abertas até o dia 12 de junho e devem ser feitas pelo site http://www.desafioco2.org.br/. Os vencedores serão divulgados no dia 03 de agosto.