Ministério do Meio Ambiente promove curso à distância sobre o CAR

(Foto: Divulgação)

Até o dia 09 de dezembro, estão abertas as inscrições para o primeiro curso de capacitação em gestão territorial rural, na modalidade distância, do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Realizado em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o curso conta com 5 mil vagas para facilitadores que atuarão nas inscrições de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR), com prioridade para os que farão cadastro de agricultores familiares.

Para o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, o CAR deve ser visto como instrumento de gestão “que auxilia na regularização ambiental e no melhor aproveitamento da terra, de forma que a produção agropecuária possa se expandir sem necessidade de avançar suas fronteiras”.

Apesar de o prazo limite terminar em dezembro de 2017, 99% da área passível de cadastro já está no Sistema do CAR, enquanto o 1% restante corresponde principalmente a agricultores familiares, pequenos proprietários e povos e comunidades tradicionais, que precisam de ajuda para fazer o cadastro, de acordo com o MMA.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.cead.ufv.br. A seleção dos candidatos dará preferência aos participantes com maior capacidade de multiplicação do conhecimento.

O curso está previsto para começar no dia 12 de dezembro e tem duração de três meses.

** Com informações do MMA