Projeto Nossa Via incentiva leitura nas escolas públicas

(Foto: Divulgação)

Alunos e educadores de 275 escolas públicas de 12 cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais participam do projeto “Nossa Via e a turma do Pererê”, realizado pela IDEM Cultural e patrocinado pela AB Concessões.

A iniciativa distribuirá os livros educativos “Oh! Que aventura!!” e o “Livro do Professor” ilustrados pelo cartunista Ziraldo e disponibilizados gratuitamente para crianças e professores.

Em 2017, foram impactados 80 mil estudantes e 4.032 professores em 256 escolas atendidas. Nessa edição, em 2018 e 2019, são 275 escolas públicas e 53 mil livros distribuídos para alunos, professores, 120 apresentações teatrais sobre a temática do livro nas escolas e em praças públicas.

As atividades serão realizadas pela premiada Cia Anima Lenda em oito cidades de São Paulo (Bebedouro, Boituva, Catanduva, Cerquilho, Matão, Rio Claro, Taquaritinga e Tietê) e em quatro de Minas Gerais (Divinópolis, Itaú de Minas, Itaúna e Passos).

O livro “Oh! Que aventura!!” é baseado na obra “A Turma do Pererê” e traz histórias com personagens fictícios do folclore brasileiro, que envolvem temas relacionados à cultura, trânsito e cidadania.

Enquanto o “Livro do Professor” é voltado para professores e serve como um “guia” para que seja possível criar uma interação dinâmica entre aluno e professor, facilitando o aprendizado, além de orientar sobre a realização de atividades participativas em aula, como leituras, brincadeiras e exercícios.

De maneira lúdica e divertida, o Nossa Via proporciona uma interação das crianças com o folclore brasileiro e promove o incentivo à leitura. Indiretamente, estimula o surgimento de novos escritores, cartunistas e desenhistas. “Com este projeto esperamos que as crianças também possam ser formadoras da conscientização dos pais, familiares e integrantes das comunidades onde vivem”, explica a coordenadora de comunicação e ouvidoria da AB Concessões, Carolina Piepke.