Projeto online e gratuito ensina agroecologia para crianças

(Foto: Pixabay)

O projeto Nas asas da agroecologia lançará, no dia 08 de setembro, duas animações infantis, para compartilhar o conhecimento agroecológico e incentivar a conscientização ambiental ainda na infância de crianças que moram na área rural.

Nos vídeos, os protagonistas são bonecos de manipulação, que ensinarão sobre compostagem e a produção agroflorestal, com elementos da palhaçaria e da música. Os roteiros são baseados em dois livros de autoria de Déborah Paiva, idealizadora do projeto e produtora agroecológica: ‘Maricota: quero sombra, comida e água fresca’, e ‘Tico e a agrofloresta’.

A iniciativa é uma forma de dar continuidade às atividades programadas presencialmente nas escolas. O projeto deve atender 1.200 estudantes, com idade entre 4 e 10 anos, de escolas rurais de Brazlândia, Gama e Sobradinho, em Brasília.

“A adaptação foi necessária tendo em vista as medidas de combate à pandemia de covid-19, que suspenderam as aulas. Agora, estando nas redes sociais, podemos alcançar um público mais diversificado no Brasil e no mundo, como estudantes, professores, professoras e pessoas interessadas em Agroecologia”, destaca Paiva.

As escolas públicas que seriam contempladas com as apresentações presenciais receberão os espetáculos em DVD para trabalhar em sala de aula, e exemplares da versão para colorir dos livros. Ao todo, serão doados 2.400 livros.

Os conteúdos do projeto serão disponibilizados no canal Maricota: Agroecologia para crianças, do YouTube, e nas redes sociais.