Projetos online incentivam conexão de crianças com a natureza

(Foto: Pixabay)

Entreter e ensinar as crianças é um desafio para muitos pais, principalmente, com as aulas suspensas devido a pandemia do Covid-19.

Para ajudar na educação das crianças e em aproximá-las da natureza, o National Geographic e o Projeto Bichos do Pantanal lançaram projetos digitais gratuitos, para curtir o isolamento social em casa.

O canal National Geographic lançcrianças,ou o “Aprenda em Casa”, uma plataforma digital para inspirar crianças e suas famílias, de forma prática e divertida. 

O conteúdo, que conta com jogos, vídeos e galeria de fotos, é apoiado por especialistas em diversas áreas para garantir que o conteúdo é apropriado para cada idade.

A iniciativa considera a necessidade de se achar na internet recursos informativos sobre o mundo natural e a ciência por trás dele, e busca contribuir para gerar curiosidade, atrair os estudantes e inspirar o espírito de exploração em casa.

Para saber mais, acesse: https://www.nationalgeographicbrasil.com/aprenda-em-casa 

O Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar, lança sua campanha “É o Bicho!”, que une brincadeiras, desafios e materiais informativos, usando internet e redes sociais, para entreter e educar. 

Serão seis áreas de desafios que buscam suscitar a observação, fugir do estresse e reconectar os participantes à natureza 

Todos os desafios serão postados nas redes sociais do Projeto. Dentre eles, um concurso que levará o vencedor a uma expedição pelo Rio Paraguai, no estado de Mato Grosso, para acompanhar os pesquisadores na busca de observação das onças do Pantanal. 

As seis áreas de desafio são:

  • Seu quintal É o Bicho: fomentar a observação através do contato da fauna nos quintais e jardins, estimulando a conexão com a natureza, a curiosidade e o conhecimento. Coisas simples, como revolver a terra, observar os pequenos bichos contidos em plantas e catar ervas daninhas. 

Para aqueles que moram em apartamento, basta olhar pela sua janela e observar os animais silvestres que circulam, como pássaros e borboletas, até mesmo fazer o plantio de um pé de feijão e acompanhar seu crescimento.

  • Diversão É o Bicho: passatempos, artes para colorir, quebra cabeças e mapas, incentivar a educação ambiental no espaço familiar. Além disso, foi elaborada uma cartilha sobre os animais do pantanal para ensinar de maneira didática e leve a importância dessa biodiversidade. Ela é totalmente gratuita e está disponível no site do Projeto Bichos do Pantanal
  • Quiz É o Bicho: Desafios sobre a fauna brasileira, com a publicação de imagens de parte do corpo de animais e vocalizações (cantos).
  • Conhecer É o Bicho: Curiosidades sobre a fauna e flora brasileira do pantanal por meio de publicações dentro das redes sociais do Bichos do Pantanal.
  • Prêmio É o Bicho: registro nacional da vida silvestre nacional em centros urbanos e rurais habitados, possibilitando um grande inventário da fauna presente nas regiões do país. Seguindo as recomendações de ficar em casa, os participantes deverão registrar esses animais que passam pelos próprios quintais, jardins e afins.

O Prêmio É o Bicho levará o vencedor a uma expedição pelo Rio Paraguai juntos dos pesquisadores em busca das onças no Pantanal. O segundo levará um kit do Bichos do Pantanal.

  • Capacitar é o bicho: Cursos rápidos de extensão e qualificação para professores através de vídeo aulas. Ao todo, serão 20 horas de curso, com o fornecimento de certificado ao final.

Para mais informações sobre as atividades do “É o Bicho”, basta seguir as redes sociais do Projeto Bichos do Pantanal: http://www.facebook.com/bichosdopantanal/