Festival Cultivar é opção de integração da vida urbana com a natureza

(Foto: Divulgação)

Para quem mora na cidade de São Paulo, uma boa opção de lazer é participar do 6º Festival Cultivar que vai promover, até 3 de outubro, expedições, exposição, observação de aves, oficinas, picnic de troca de sementes, cinema e palestras com especialistas em meio ambiente nos parques urbanos.

Considerado o primeiro e maior evento brasileiro focado na reconstrução do vínculo entre sociedade e natureza, o Festival Cultivar cria estímulos e oportunidades para apreciar a natureza em meio ao ritmo acelerado das cidades.

No dia 19/09, o Cultivar promove uma Expedição Fotográfica, Desenhos e Pinturas no Parque da Luz, coração da arborização urbana da cidade e primeiro jardim botânico de São Paulo. A atividade é uma introdução à história ambiental do parque e um convite à realização de fotos e desenhos da natureza local. O resultado será exposto em um varal no Parque da Água Branca no final de semana das Oficinas Verdes, nos dias 26 e 27/09.

No domingo, 20 de setembro, as atividades chegam ao Parque Buenos Aires. É a vez da contação de histórias e de desvendar um pouco a arborização daquele pedaço de verde.

Nos dias 22, 23 e 24 de setembro, vai ter observação de árvores e aves, plantios, bombas de sementes e muita arte no Horto Florestal e no Museu Otávio Vecchi. As atividades são voltadas a crianças de escolas públicas e instituições em geral.

ATENÇÃO – Abaixo, a programação completa. Para participar das atividades oferecidas a escolas, grupos e instituições, é preciso se inscrever através do email festivalcultivar@gmail.com ou pelo site do Festival.

Interior de São Paulo

Para valorizar o cerrado brasileiro, o Festival também realiza atividades com conteúdo folclórico em parques nas cidades de Santa Rita do Passa Quatro e Ribeirão Preto. No Parque Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, será promovida a Expedição Folclórica Jequitibá-Rosa, envolvendo escolas da região, nos dias 01 e 02 de outubro. O parque abriga a maior concentração de indivíduos de espécies Jequitibá-Rosa, incluindo o maior exemplar paulista acessível a visitação pública.

As atividades do Festival se encerram no dia 03 de outubro, com programação aberta ao público em geral no Parque Curupira, em Ribeirão Preto.

 

Programação do Festival Cultivar 2015

 

Até 21/09

Exposição Biodiversidade na Cultura Brasileira

Conjunto Nacional

Endereço: Av. Paulista 2073

Horário: 07h às 22h (segunda a sábado) e 10h às 22h (domingo)

A exposição é composta por elementos das árvores (frutos, sementes, madeiras), imagens e informações sobre algumas espécies ilustres do Brasil. Visitas guiadas e atividades voltadas a grupos, escolas e instituições serão promovidas no local.

Aberto continuamente no horário de funcionamento do Conjunto Nacional

Monitoria das 10h às 20h – público geral

Escolas e Grupos – 13h às 16h – terça à quinta – devem agendar a participação por email festivalcultivar@gmail.com ou através do formulário no site do evento

 

19/09 (sábado)

 

Natureza Inspira Arte – Registros com Fotografia, Desenho e Pintura

Parque da Luz

Horário: 14h às 17h

Endereço: Praça da Luz s/n, Bom Retiro (ao lado da Pinacoteca do Estado)

Oficina de introdução à história ambiental do parque e um convite à realização de fotos e desenhos da natureza local. O resultado será exposto em um varal no Parque da Água Branca no final de semana das oficinas verdes 26 e 27/09.

 

20/09 (domingo)

 

Árvore e Natureza – histórias, sensibilização e arborização da cidade

Parque Buenos Aires

Horário: 10h às 14h

Endereço: Avenida Angélica, s/n – Altura 1.500 – Santa Cecília

A atividade vai abordar a história da arborização do Parque e promover a contação de muitas outras histórias.

 

22 a 24/09

 

Criança e Natureza

Atendimento a escolas, instituições e grupos

Horto Florestal + Museu Otavio Vecchi

Horário: 9h às 11h e 14h às 16h

Endereço: Rua do Horto 931

Atividades voltadas a crianças de escolas públicas, grupos e instituições em geral. Plantios, bombas de sementes, arte e muito mais.

Escolas e grupos devem agendar a participação por email festivalcultivar@gmail.com ou através do formulário no site do evento

 

26 e 27/09 (sábado e domingo)

 

Oficinas Verdes e Cine Natureza

Parque da Água Branca – Teatro Tatersal

Endereço: Av. Francisco Matarazzo 455

 

Oficinas

Horário: 9h às 16h30

Atividades para crianças e família, bate-papos sobre tecnologias ambientais e arte inspirada na natureza.

 

Cine Natureza

Horário: 16h30 às 18h

Exibição de filmes com temáticas ambientais e bate-papo:

26/09 – “Território do Brincar”, seguido de debate com Renata Meirelles

27/09 – Exibição dos curtas “Um Rio”, “Dois Rios”, “Mulheres da Terra” e “Paisagens do Conhecimento”, seguida de debates com diretores.

 

27/09 (domingo)

 

Picnic de Troca de Sementes e Mudas da Estação – Primavera

Parque da Água Branca

Horário: 11h às 15h

Endereço: Av. Francisco Matarazzo 455

O já tradicional picnic de troca de sementes e mudas da estação, que surgiu com a primeira edição do Cultivar, em 2010, acontece em todas as estações na cidade de São Paulo e já se expande em rede pelo Brasil. Acontecerá simultaneamente em outros estados.

 

01 e 02/10 (quinta e sexta)

 

Expedição Folclórica Jequitibá Rosa

Parque Vassununga – Santa Rita do Passa Quatro

Horário: 9h às 11h e 14h às 16h

Endereço: Rodovia Anhanguera SP 330, km 245 – Santa Rita do Passa Quatro

Atividades com escolas da região. O Parque é área de grande destaque ecológico, por representar um dos últimos remanescentes de vegetação natural outrora existentes na região, um relicário de fauna e flora. Abriga a maior concentração de indivíduos de espécies Jequitibá-rosa, incluindo o maior exemplar paulista acessível a visitação pública.

Escolas e grupos devem agendar a participação por email festivalcultivar@gmail.com ou através do formulário no site do evento

 

03/10 (sábado)

 

Cerrado de Ribeirão Preto

Parque Curupira – Ribeirão Preto

Horário: 9h às 11h e 16h às 18h

Endereço: Av. Costábile Romano 337, Ribeirão Preto

Atividades de valorização do Cerrado Brasileiro, abertas ao público em geral.