O legado dos memes nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Da abertura que encantou o mundo ao título inédito no futebol, o tricampeonato no vôlei e a cerimônia de encerramento que desejávamos que não acabasse nunca (exceto pelos longos minutos com a entrada de todas as delegações que, convenhamos, podia ser mais rapidinha, né?!), os Jogos Olímpicos Rio 2016 foram históricos também pela festa nas ruas e na praia, bom humor nas arquibancadas, a água verde e claro, os memes irreverentes.

A cerimônia de abertura do Rio 2016 durou cerca de quatro horas e contou com a apresentação brilhante de fogos de artifício, coreografias e shows musicais. Foi muito elogiada pela imprensa internacional, encantou o público e nos Trending Topics do Twitter (tópicos mais comentados), a tag #CerimoniaDeAbertura foi o grande destaque da noite.

Dito isso, também achamos justo homenagear os internautas criativos que nos divertiram com a diversidade de postagens. A equipe do Organics News Brasil separou alguns memes que vão demorar para sair da memória dos brasileiros:

cm1

cm2

cm3

64

Já que fomos a sede das Olimpíadas, o Brasil se inspirou e fez a melhor campanha de sua história nos Jogos, quebrando o recorde de ouros para o país: 7. Além disso, foram seis medalhas pratas e seis de bronze, garantindo o 13º lugar no quadro de medalhas, com um total de 19 subidas no pódio – marca também inédita.

87

85

Usain Bolt e Michael Phelps foram os atletas internacionais mais aclamados desses Jogos Olímpicos. Tanto na pista quanto nas piscinas, os dois entravam em cena e levavam o público ao delírio. Claro que a torcida era para nossos compatriotas, mas não tinha para ninguém. Os atletas mais uma vez provaram do que são capazes e arrancaram aplausos de todos os presentes e a internet, é claro, aproveitou.

1

2

3

7

8

9

10

20

11

21

26

29

32

36

42

43

44

48

49

51

72

75

É importante ressaltar que nenhum meme tem a intenção de denegrir a imagem dos atletas, servem apenas para puro entretenimento e exemplo de empatia. Porém, infelizmente, alguns acontecimentos repercutiram de forma negativa. Os nadadores americanos Ryan Lochte e James Feigen relataram à Polícia do Rio um assalto que não existiu. A internet não perdoa.

68

71

74

Abandonado pelos pais quando tinha apenas dois anos de idade, Thiago Braz foi criado pela avó, conquistou o ouro no salto com vara e bateu o recorde olímpico na modalidade. O francês ficou incrédulo com a habilidade e perspicácia do brasileiro. Como dizem por aí: “Esse dia foi ‘loco’!”

15

16

17

18

39

40

55

No Boxe, o Brasil também arrebentou com a participação de Robson Conceição, que conseguiu uma medalha de ouro inédita nesta modalidade. Em muitos esportes, a decisão ficou entre brasileiros e franceses e isso fez com que mais memes surgissem nas redes.

12

13

14

 

56

57

67

Sobre o desempenho das equipes brasileiras no futebol: orgulho! Marta surpreendeu nessas Olimpíadas e mostrou que bola no pé não é só coisa de “macho”, rendendo várias oportunidades de memes para a galera criar e se divertir. Uma pena que as meninas do Brasil foram eliminadas na disputa pelo Bronze, mas a equipe masculina conseguiu vencer a Alemanha e conquistou o tão sonhado ouro. No quesito “criação de memes”, o Brasil dá goleada e cada dia é um 7×1 diferente.

22

Meme 01

24

37

45

50

52

53

54

55

80

76

Atletas até então desconhecidos caíram nas graças do público e histórias de superação emocionaram os brasileiros. Rafaela Silva, hostilizada nas redes sociais após ser eliminada na última Olimpíada, em Londres, conquistou o ouro no Judô. Ela, que começou a treinar quando era criança na Cidade de Deus, quase tinha desistido da carreira após os Jogos de 2012. Lutou, e lutou bonito. Merece todo o mérito por ter sido e guerreira e persistente.

A ginástica foi um esporte com muitas emoções. Nossos atletas arrebentaram nas competições realizadas em casa: Diego Hypólito superou as duas quedas de 2008 e 2012 e neste ano caiu de pé. Foi prata no solo e fez pódio duplo com Arthur Nory, que ganhou o bronze. Flávia Saraiva, a pequena gigante do Brasil, tem apenas 16 anos e mede 1,33m de altura. É a quinta melhor atleta do mundo na barra de equilíbrio, grande promessa do país na Ginástica Artística.

19

Já a norte-americana Simone Biles roubou a cena em sua primeira Olimpíada. Ela encantou o público com suas apresentações, conquistou quatro medalhas de ouro e uma de bronze e entrou para a lista dos ginastas com melhor desempenho nos Jogos Olímpicos. Irreverente, a atleta mandou um recado para todos: “Eu não sou o próximo Usain Bolt ou Michael Phelps. Sou a primeira Simone Biles”. Lacrou!

O canoísta baiano Isaquias Queiroz passou de atleta anônimo a queridinho da torcida: tornou-se o primeiro brasileiro da história a conseguir três medalhas em uma mesma edição da Olimpíada: a prata inédita na categoria C1 1000m, o bronze no C1 200m e a prata no C2 1000m ao lado de Erlon de Souza.

Já o Vôlei… Ah, o Vôlei… Os atletas brasileiros venceram a Itália por 3×0 no Maracanãzinho que estava fervendo!  O time de Bernardo Rezende (Bernardinho) quase foi eliminado na primeira fase e sofreu com lesões ao longo da Olimpíada. Com o título, Serginho, aos 40 anos, líbero da seleção, conseguiu sua quarta medalha olímpica e se despede em grande estilo. As mulheres foram bem, mas deixaram a competição ao serem derrotadas pela China.

31

65

73

77

78

79

82

83

84

86

Existem aqueles memes que podem ser usados em qualquer situação e, graças às imagens olímpicas, as lembranças não irão embora tão cedo assim.

27

28

30

33

34

35

38

46

47

66

69

70

88

89

Para finalizarmos os 100 melhores memes das Olimpíadas Rio 2016 nada mais justo que mostrar tudo que rolou na Cerimônia de Encerramento. Debaixo de chuva, as apresentações não deixaram a desejar, mas alguns internautas não perderam a chance de fazer comparações ou esperar que os próximos Jogos tenham a presença dos personagens do Pokémon, fazendo referência a um jogo que virou febre mundial, lançado no dia 3 de agosto no Brasil, o Pokémon Go!

90

93

92

95

97

96

94

99

100

E resumindo, queridinhos:

98