Rio 2016: Conheça o Handebol

(Foto: Reprodução)

Faltam 30 dias para as Olimpíadas Rio 2016!

O esporte de hoje é o Handebol.

Criado na Europa no final do século XIX, o Handebol estreou nas Olimpíadas em 1936. O esporte é caracterizado por uma competição de dois times com sete jogadores cada e mais sete substitutos que podem substituir um atleta em quadra a qualquer momento.

Durante uma hora, os jogadores devem conduzir a bola com mãos e braços, quicando-a na quadra, sem que ela toque em nenhuma parte do seu corpo abaixo do joelho, por até três segundos e dando três passos. Em seguida, o atleta deve passar a bola para algum companheiro de equipe ou arremessar ao gol do adversário. Ganha o time que fizer mais gols na partida.

Maiores medalhistas: No masculino, os times com maior número de medalha são o suíço e romeno com quatro medalhas cada, sendo 4 de prata para a Suíça e 1 de prata e 3 de bronze para a Romênia. No feminino, a República da Coreia é a maior medalhista com seis medalhas (2 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze).

Curiosidade: Você sabia que o time feminino da Dinamarca conquistou três medalhas de ouro consecutivas? As medalhas adquiridas em Atlanta (1996), Sidney (2000) e Atenas (2004) é um fato único na história Olímpica, que pode ser igualada no Rio pelo time masculino da França e pelo time feminino da Noruega.

Siga a tocha! Hoje a tocha olímpica permanece no Rio Grande do Sul e passa pelas cidades de Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Santa Maria.

Saiba mais sobre os Jogos no site oficial da Rio 2016: https://www.rio2016.com/

** Com pesquisa de Carolina Moreira e Luciana Almeida