Programação da Virada Sustentável em unidades do SENAC na capital paulista – dia 26

A 5ª edição da Virada Sustentável que acontece de 26 a 30 de agosto em São Paulo vai apresentar diversas programações em vários pontos da capital paulista. Vale a pena visitar as unidades do SENAC:


Das 8h às 21h

 

Exposição: Acessibilidade – fotografia com pessoas deficientes visuais

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Mostra é composta por 20 fotografias com curadoria João Kulcsár e tem como intuito promover a reflexão sobre questões do cotidiano e sobre a cegueira que permeia a sociedade. A ação, acessível a pessoas com deficiência visual, tem como mote a frase do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry: “só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”.

Local: SENAC Aclimação

 

Recolhimento de Eletrônicos

eletronicosA empresa Lavra Logística Reversa de Eletroeletrônicos receberá materiais eletrônicos sem uso.

Local: SENAC Jardim Primavera

 

Exposição: Lixo Vira Arte

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Exposição no hall, com quadros feitos a partir de materiais descartados. Material criado por Humberto Matos, formado em Desenho Industrial pela Faculdade Paulista de Artes. Atua como designer e possui um estúdio de arte experimental, o Studio Arte 1.

Local: SENAC Largo Treze

 

Das 8h às 22h

 

Exposição Fotográfica: São Paulo Cidade (in)Sustentável

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

As fotografias refletem momentos nos quais a cidade enfrenta dificuldades, tais como: as enchentes, a poluição, a baixa qualidade de educação para todos, o contraste econômico, a violência, falta de áreas verdes, a habitação, a corrupção, o trânsito. Por outro lado, as situações e iniciativas que melhoram a cidadania, valorizam o espaço público, a cultura e os esportes, entre outras.

Local: SENAC Itaquera

 

Exposição Fotográfica: Olhares no Jardim Botânico

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Trabalhos dos alunos do curso técnico em meio ambiente. A exposição tem por objetivo proporcionar a reflexão sobre a importância dos recursos naturais e sua conexão com a sustentabilidade a partir do olhar do técnico em meio ambiente em formação.

Local: SENAC Jabaquara

 


Das 9h às 18h

 

Exposição Fotográfica: #VivaBemReciclando

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A exposição foi desenvolvida pela equipe de do programa Ecoeficiência do Senac Lapa Scipião, em conjunto com os alunos Pamela Lima da Silva, Renatha Lina Marques e Caique de Oliviera Zanotti do curso Técnico em Processos Fotográficos, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), acompanhados pelo assistente de fotografia Ronaldo Honda.

O objetivo de #VivaBemReciclando é conscientizar a sociedade sobre a importância da reciclagem e revelar quem são os protagonistas desse processo, valorizando seu trabalho. Em visitas à cooperativa de reciclagem Cooper Viva Bem, os integrantes registraram o trabalho desenvolvido no local. Lá, cerca de 98 famílias são beneficiadas e com aproximadamente 260 toneladas de material reciclável por mês.

Local: SENAC Lapa Scipião

 

Das 10h às 12h

 

Palestra: Árvores Vivas

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A palestra com Juliana Gatti, da ONG Árvores Vivas, tem por objetivo promover maior vínculo, conservação natural e desenvolvimento de cultura ambiental ao mesclar elementos dos mais atuais dados científicos em comunhão com vivências de estímulo multissensorial. Vagas limitadas. Inscrições pelo site em Eventos – Semana Senac de Sustentabilidade.

Local: SENAC Santa Cecília

 

Palestra + Caminhada Ecológica

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Conhecer as espécies adequadas para o plantio em calçada, o planejamento da infraestrutura verde da cidade e aprender as técnicas de plantio, bem como os cuidados e manutenção. Esses são os pontos que serão apresentados na ocasião. Vagas limitadas. Inscrições pelo site em Eventos – Semana Senac de Sustentabilidade.

Local: SENAC Jabaquara

 

Das 10h30 às 12h

 

Workshop: Negócios Sociais – fazer o bem e ganhar dinheiro

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Na ocasião, será apresentada a contextualização teórica a respeito de negócios sociais e sua prática. Em seguida, serão discutidos os problemas da sociedade e propostas de como ganhar dinheiro com os problemas levantados. Marina Sierra, hoteleira e pós-graduada em Administração e Organização de Eventos pelo Centro Universitário Senac, possui cursos internacionais na Babson College, IEC, Team Academy e Schumacher College. Vagas limitadas. Inscrições pelo site em Eventos – Semana Senac de Sustentabilidade.

Local: SENAC Lapa Faustolo

 

Das 14h às 15h

 

Palestra: Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Ação tem como objetivo apresentar a problemática dos resíduos sólidos na atualidade com ênfase no gerenciamento de resíduos de serviço de saúde. Vagas limitadas. Inscrições pelo site em Eventos – Semana Senac de Sustentabilidade.

Local: SENAC Tiradentes

 

Das 14h às 19h

 

Feira de Troca de Livros

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Esta edição da Feira de Troca de Livros tem como objetivo promover o incentivo à leitura e a promoção de práticas de sustentabilidade levando os alunos, funcionários e a comunidade a uma reflexão sobre a importância da troca colaborativa e hábitos de consumo. Vagas limitadas. Inscrições pelo site em Eventos – Semana Senac de Sustentabilidade.

Local: SENAC Jabaquara

 

Das 14h30 às 16h

 

Palestra: Economia Solidária – implantação de moeda local

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A ação tem como objetivo esclarecer o conceito de economia solidária, bem como, a forma de utilização dessa ferramenta; conhecer aplicações práticas e casos de sucesso e compreender a sistemática da implantação de uma moeda local. Vagas limitadas. Inscrições pelo site em Eventos – Semana Senac de Sustentabilidade.

Local: SENAC Tiradentes

 

Das 19h00 às 20h30

 

Metareciclagem – equipamentos eletrônicos

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Com o avanço da tecnologia, muitos aparelhos são frequentemente descartados, acarretando a proliferação de lixo eletrônico. Na ocasião, será demonstrado como reaproveitar celulares antigos ou quebrados e sucatas de peças de computador, permitindo o reaproveitamento de equipamentos tecnológicos em desuso. Na atividade também será abordado como é possível utilizar esses materiais para promover a inclusão sociodigital em comunidades carentes. Vagas limitadas. Inscrições pelo site em Eventos – Semana Senac de Sustentabilidade.

Local: SENAC Tatuapé


Das 19h00 às 21h

 

Palestra: São Paulo Produtiva – a produção de alimentos na cidade de São Paulo – desafios e avanços

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Identificar os polos produtores da cidade; divulgar o programa de agricultura; incentivar o consumo de alimentos orgânicos; e conhecer os conceitos de agro ecologia. Esses são os pontos que serão abordados na ocasião. Vagas limitadas. Inscrições pelo site em Eventos – Semana Senac de Sustentabilidade.

 

Das 20h00 às 22h

 

Bate-papo: Uma Cidade Criativa e Sustentável

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Conversa com os profissionais Soledad Galhardo e Chai Rodrigues sobre cidade criativa e intervenções urbanas reinventando os sentidos ao espaço público. Vagas limitadas. Inscrições pelo site em Eventos – Semana Senac de Sustentabilidade.

Local: SENAC Lapa Scipião

 

Confira a programação completa: http://viradasustentavel.com/programacao/