Virada Sustentável SP adota modelo híbrido em nova edição

Virada Sustentável SP 2020
(Foto: Divulgação)

A 10ª edição da Virada Sustentável SP ocorre pela primeira vez em formato híbrido: físico e virtual, com intensa programação gratuita composta por ocupações artística e experiências e conexões humanas. O evento é realizado até o dia 18 de outubro.

Na programação física, a Virada promove intervenções em diversos locais da cidade, como Largo da Batata, Avenida Paulista, Minhocão, Grajaú, Brasilândia, Jardim Helena, ‘Rua das 100 Minas’ na Lapa.

Quem passar pela Avenida Paulista, entre os dias 24 e 27 de setembro, será agraciado pela presença de poetas e performers que abordam a sustentabilidade em suas atuações. Já os muros do Jardim Gaivotas, no distrito do Grajaú, recebem o DaMargem à Margem, três murais grafitados pelos coletivos culturais Salve Selva, Ateliê Daki e Imargem.

No dia 2 de outubro, em parceria inédita, o Memorial Inumeráveis e VJ Suave se unem para apresentar uma obra cuja narrativa ganha vida na arquitetura dos prédios, casas, árvores e superfícies na noite da cidade de São Paulo com as projeções da dupla VJ Suave. O conteúdo escrito é fruto do relacionamento do Inumeráveis com lideranças indígenas que perderam seus parentes por COVID-19 e que contaram suas histórias íntimas e suas lutas. Entre os dias 2 a 4 de outubro, ocorre o Festival de Luzes de São Paulo, o principal festival nacional de projeções mapeadas da cidade, que traz o tema “Uma Visão do Futuro” misturando arte, tecnologia e arquitetura.

O Fórum Virada Sustentável acontece em plataforma digital. Todas as atividades contam com tradução em Libras e tradução simultânea nas palestras de convidados internacionais. Durante o Fórum, serão realizadas palestras sobre economia circular, mudanças climáticas, meio ambiente, futuro do trabalho, diversidade e inovação social, dentre outros temas.

O evento promove no dia 30 de setembro uma programação intensa sobre diversidade. Nos dias 7 e 8 de outubro o tema Cidades Sustentáveis permeia todas as atividades, desde a discussão sobre o futuro do trabalho sob a influência da tecnologia, passando pelo uso da inteligência artificial no funcionamento das cidades e suas consequências.

O Meio Ambiente é o último tema abordado pelos painéis do Fórum Virada Sustentável. No dia 14 de outubro, às 14h, ocorre uma conversa sobre Biomas, pensando nos desafios e soluções para a preservação. A última atividade é a Batata Quente especial, às 15h: uma entrevista com Virgílio Viana, superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), sobre a atual situação da Amazônia.

Após sua realização, todas as atividades da programação do Fórum Virada Sustentável ficarão disponíveis com tradução em Libras e legenda no canal da Virada Sustentável.

A programação completa está disponível no site: http://www.viradasustentavel.org.br