Virada Sustentável começa hoje em São Paulo

(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (24), tem início a 7ª edição da Virada Sustentável em São Paulo, maior festival de mobilização e educação voltado à sustentabilidade.

A programação conta com mais de 500 atividades, entre apresentações musicais, performances, atividades zen, palestras e painéis de conhecimentos, em que serão abordados temas como: biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidadã, mudanças climáticas, consumo consciente, economia verde, entre outros.

Toda a programação é baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), como Igualdade de Gênero, Erradicação da Pobreza, Boa Saúde e Bem-Estar, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis e Água Limpa e Saneamento.

A abertura, que acontecerá as 9h30 no Unibes Cultural, será marcada pelo Painel de Debates sobre os Desafios para o Desenvolvimento Sustentável, que contará com a presença de Haroldo Machado, do PNUD-Brasil; Pedro Jacobi, representante da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente; e Marcelo Siqueira, da Braskem.

Entre os destaques da programação estão: o lançamento do documentário “Cultura do Desperdício, por uma sociedade mais consciente”, que mostra o desperdício de alimentos próprios para o consumo

Nas atividades zen, o público poderá participar de aulas de ioga, meditação e conhecimento interior. O destaque é o Awaken Mantras, iniciativa do movimento Awaken Love que visa incentivar a prática de mantras.

(Foto: Divulgação)

Atividades promovidas pelo setor privado também integram a Virada. Amanhã (25), das 09h às 12h, a Novelis irá realizar um painel sobre economia circular, que contará com a participação de Milton Rego, da ABAL, Gabriela Otero da Abrelpe/ISWA e Barbara Dunin, do Pacto Global.

No sábado, a empresa promove um evento na Cooperativa Recifavela, em parceria com os projetos Pimp Nossa Cooperativa e Cantos de Leitura, com atividades que ressaltam a importância da reciclagem.

Já a Braskem irá abordar de forma lúdica a importância do conhecimento e engajamento da sociedade em relação às mudanças climáticas em um domo inflável nos dias 26 e 27, das 10h às 17h.

A Virada Sustentável acontece até domingo, 27 de agosto, em cidade. A programação está disponível em https://www.viradasustentavel.org.br