06 de abril: Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz

(Foto: Freepik)

O Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz foi criado em 2013, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para mostrar o potencial do esporte na educação e na formação dos cidadãos, além de quebrar barreiras linguísticas e culturais.

No dia 06 de abril também é celebrado o Dia Mundial da Atividade Física, que promove o combate ao sedentarismo e a prática exercícios, e conscientiza sobre os seus benefícios das atividades físicas para a saúde.

A inatividade física é um fator de risco chave para o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, câncer e diabetes. Atualmente, o sedentarismo é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e, aproximadamente, 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano por causa dessa condição.

Entre as vantagens de praticar atividades físicas estão: a prevenção de doenças, reduz a tensão arterial e o estresse, melhora a autoestima, evita o excesso de peso e a obesidade, além de contribuir para a concentração e o bem estar físico e o psicológico.

O recomendado pelos médicos é fazer 30 minutos de exercício físico por dia.