08 de março: Dia Internacional da Mulher

(Foto: Karl Magnuson/ Unsplash)

Comemora-se no dia 08 de março, o Dia Internacional da Mulher. Símbolo de uma série de reivindicações e conquista de direitos, a data foi instituída oficialmente em 1977 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo conscientizar sobre as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

Apesar de a data ter sido reconhecida internacionalmente apenas na década de 70, o dia faz alusão ao início da luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho a partir de meados do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908, onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país. A data também homenageia as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque que, no ano de 1857, entraram em greve, e ocuparam uma fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas.

O dia 08 de março foi escolhido em referência a manifestação “Pão e Paz”, em que mais de 90 mil mulheres russas lutavam por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917).

Mesmo que as mulheres conquistaram diversos direitos no último século, a desigualdade entre os gêneros ainda persiste na nossa sociedade.