17 de julho: Hoje é Dia de Proteção às Florestas

(Foto: Pixabay)

Ameaçadas pelo desmatamento, as florestas têm um papel vital no meio ambiente e participa de diversos processos, como o ciclo da água, a formação das chuvas que abastecem várias regiões, e a proteção dos climas extremos.

Segundo o Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF), o Brasil é o segundo país do mundo com maior área florestal com, aproximadamente, 493,5 milhões de hectares. As florestas são divididas em seis biomas: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado, Pampa e Pantanal.

Diversas ONGs e instituições lutam para proteger as florestas remanescentes no país. Uma delas é o Greenpeace que, desde 2012, luta pelo Desmatamento Zero – um projeto de lei que proíbe o corte raso de floresta nativa e a emissão de autorizações para novos desmatamentos.

Atualmente, o Brasil possui o Inventário Florestal Nacional (IFN), projeto coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro que tem como objetivo produzir informações sobre as florestas em todo o território nacional. Para mais informações, acesse: http://ifn.florestal.gov.br/