22 de maio: Dia Internacional da Diversidade Biológica

(Foto: Javier Cañada/ Unsplash)

Criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da biodiversidade para o planeta e a necessidade de protegê-la em todos os ecossistemas.

Entende-se por diversidade biológica, a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, dos ecossistemas terrestres, marinhos e aquáticos. Compreende, ainda, a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.

O Dia Internacional da Biodiversidade também homenageia o texto final da Convenção da Diversidade Biológica, que em 2018 completa 25 anos em vigência.

O documento possui três objetivos principais: a conservação da biodiversidade; o uso sustentável dos componentes da diversidade biológica; e a partilha justa e equitativa dos benefícios decorrentes da utilização dos recursos genéticos.

“Este Dia, um lindo provérbio indígena norte-americano é particularmente adequado: “Nós não herdamos a Terra dos nossos ancestrais; nós a tomamos emprestada dos nossos filhos”, ressalta a Unesco.