22 de março: Dia Mundial da Água

(Foto: Pixabay)

Hoje é Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), para alertar sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência do planeta.

Neste ano, o tema escolhido é ” A natureza pela água“. Com a campanha “A resposta está na natureza”, a ONU abordará como as estratégias de preservação e restauração ambiental podem proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida da população.

Atualmente, 1,8 bilhão de pessoas consomem água de fontes que não são protegidas contra a contaminação por fezes humanas. Mais de 80% das águas residuais geradas por atividades do homem — incluindo o esgoto caseiro — são despejadas no meio ambiente sem tratamento ou ser reutilizadas. Até 2050, a população global terá aumentado em 2 bilhões de indivíduos, e a demanda por água poderá crescer até 30%, segundo a ONU.

Para reverter esse cenário, a ONU propõe o uso de soluções baseadas na natureza e que focam na gestão de recursos ambientais, como vegetações, solos, mangues, pântanos, rios e lagos.

Essas soluções são chamadas de “infraestrutura verde”, ou seja, sistemas naturais ou seminaturais capazes de oferecer os mesmos benefícios que uma infraestrutura construída pelo ser humano.

Entre as ações propostas pela ONU estão: Mangues e pântanos criados para a filtragem de águas residuais fornecem biomassa para a produção de energia, ampliam a biodiversidade das comunidades e criam espaços de lazer, gerando mais empregos.

É preciso usar conscientemente da água. Não podemos viver sem ela!

** Com informações da ONU