28 de julho: Dia do Agricultor

(Foto: Freepik)

A data foi instituída por meio do Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, sancionado pelo então presidente Juscelino Kubitschek, em comemoração ao centésimo aniversário do Ministério da Agricultura.

Além de trabalhar com o cultivo de “produtos da terra”, o agricultor exerce um papel fundamental no meio ambiente, já que ele deve ser apto para manejar o ambiente sem degradá-lo, como por exemplo, não usar agrotóxicos, aumentar o reflorestamento e preservar a fauna e a flora local.

Um dos modos para plantar sem prejudicar o meio ambiente é investir na agricultura orgânica. Segundo definição da Embrapa, a agricultura orgânica é “um sistema de manejo sustentável da produção que privilegia a preservação ambiental, a agrobiodiversidade, os ciclos biogeoquímicos e a qualidade de vida humana. É um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos vivos para garantir a saúde dos seres humanos, razão pela qual usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade própria de cada contexto, mantendo a harmonia de todos esses elementos entre si e com os seres humanos”.

Parabéns a todos os profissionais do campo!