Feliz Páscoa!

(Foto: Pixabay)

Considerada a mais antiga e importante festa cristã, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo ou o seu renascimento, como é conhecido o episódio entre os cristãos.

Originado do termo hebraico “Pessach”, o termo “Páscoa” significa passagem e faz referência a libertação do povo hebreu do Egito, conduzida por Moisés. A celebração é realizada por cristãos e judeus. Segundo a tradição judaica, a Páscoa representa um ritual de passagem da morte para a vida, assim como a libertação do povo judeu do Egito e a sua travessia pelo mar vermelho. Para ambas as religiões, a data representa a esperança de uma vida nova.

Com o tempo, o Coelho se tornou um dos símbolos da celebração. Como a Páscoa coincide com o início da Primavera na Europa, época em que os coelhos deixam suas tocas após hibernarem durante o inverno, a neve derrete e a vida “ressurge”. Assim o coelho surge como símbolo da fertilidade e do renascimento da vida.

A Páscoa não tem uma data fixa, pois ela depende do calendário lunar. No Brasil, por exemplo, a festa ocorre no primeiro domingo após a lua cheia de outono, que pode variar entre os dias 22 de março e 25 de abril.