Hoje começa o Hanukkah

(Foto: Reprodução/ Google)

Comemora-se a partir de hoje o Hanukkah (Chanucá ou Hanucá, em português), uma festa judaica também conhecida como Festival das Luzes, que começou dois séculos antes do início do cristianismo.

Com duração de oito dias, a celebração marca a libertação e a purificação do Templo de Jerusalém. Para comemorar a data, os judeus acendem um candelabro de nove braços com uma vela – na primeira noite, o braço maior do objeto e a cada noite, uma vela é acesa. Este ritual faz referência ao milagre do azeite no candelabro do Templo de Jerusalém, que ardeu por oito dias.

Segundo a tradição judaica, as datas são determinadas pelo calendário hebraico. A celebração começa após o pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico de Kislev (terceiro mês do ano civil e o nono mês do ano eclesiástico no calendário hebraico), mas tem início oficialmente no dia 25, pois o dia judaico começa ao pôr do sol, ao contrário do gregoriano em que o dia começa após a meia-noite. Em 2017, a data será comemorada no dia 12 de dezembro.