Hoje é Dia da Abolição da Escravatura

(Foto: Reprodução)

Comemora-se neste sábado, 13 de maio, o Dia da Abolição da Escravatura.

A escravidão teve início no Brasil em 1549, quando os portugueses trouxeram os primeiros africanos para trabalhar na produção de açúcar. Todos viram novelas e filmes mostrando os negros trazidos nos porões dos navios negreiros, em condições desumanas e muitos morriam antes de chegar ao Brasil. Que vergonha!

A partir da metade do século 19, a escravidão no Brasil começou a ser questionada pela Inglaterra, que desejava ampliar o seu mercado consumidor. Então em 1845, o país inglês aprovou a Lei Bill Aberdeen, que proibia o tráfico de escravos.

Porém, o fim do tráfico de escravos para o Brasil teve início apenas em 1850, quando a Lei Eusébio de Queiroz entrou em vigor. Em 13 de maio de 1888, quase quarenta anos depois, a Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel, encerrando o regime escravista no Brasil.

Mas até hoje os negros ainda precisam da política de cotas e polpiticas públicas de inclusão. Notícia desta semana mostra que a diferença entre o IDHM de negros e brancos reduziu entre os anos 2000 e 2010, mas ainda há diferença de 14,42% superior aos brancos.

O Instituto Ethos e o CEERT vão promover uma Coalizão Empresarial, protocolo para incentivar empresas a fazer inclusão racial e de gênero.

É hora de promover a equidade como preconiza as ODS – Objetivos de Desenvolvimento Social.