Hoje é Dia da Amazônia

Comemora-se nesta segunda-feira (05), o Dia da Amazônia, um dos patrimônios naturais mais valiosos e a maior reserva natural do planeta.

A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da floresta para a preservação da biodiversidade e do clima; e promover debates sobre os problemas atuais do bioma.

Com uma área de, aproximadamente, 5,5 milhões de quilômetros, a Amazônia está presente em nove estados brasileiros e oito países sulamericanos: Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador.

Apesar do seu valor incalculável para o planeta, a floresta está constantemente ameaçada pelas ações humanas predatórias, como o desmatamento, a mineração, extração da madeira, obras de infraestrutura e a biopirataria – contrabando de animais e de plantas.

Segundo a organização WWF-Brasil, o bioma possui a maior extensão de territórios protegidos. No total, são 314 unidades de conservação (UCs), entre federais, estaduais e algumas municipais, que representam mais de 1 milhão de km² ou 26% do total da área da Amazônia brasileira.