Hoje é Dia da Árvore!

(Foto: Pixabay)

Hoje é Dia da Árvore! A data foi escolhida para anteceder o início da Primavera e visa conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, as consequências do desmatamento e da expansão da poluição.

As árvores são fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas. Por meio do seu processo de fotossíntese, retiram o dióxido de carbono (CO2) do ar e emitem oxigênio, ajudando a diminuir a concentração deste gás – principal responsável pelo efeito estufa – na atmosfera e, consequentemente, a manter a temperatura do planeta.

Além disso, são as responsáveis em reduzir a temperatura do ambiente devido ao processo de evapotranspiração, que libera umidade no ar e contribui para o processo regular de chuvas e reduzir a poluição do ar.

Com isso, auxilia a diminuir a incidência de asma, câncer de pele, doenças respiratórias e as relacionadas ao estresse. Elas ainda fornecem base para produtos, como medicamentos e chás, frutas, promovem a saúde dos solos, evitam a erosão com suas raízes, e é o lar de milhares de animais e organismos vivos.

Por causa do desmatamento e das queimadas em prol da agricultura/pecuária, da especulação imobiliária e da indústria madeireira, as florestas estão sendo destruídas.

Porém com os tratados internacionais para combater a mudança climática e incentivar o desenvolvimento sustentável, como o Acordo de Paris e a Agenda 2030, respectivamente, o Brasil criou como metas restaurar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas, reflorestar 12 milhões de hectares e acabar com o desmatamento ilegal da Amazônia até 2030.

Um dos símbolos deste compromisso é a criação da Floresta dos Atletas, a primeira floresta olímpica da história e um dos legados do Rio 2016. Apresentada durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos, a iniciativa plantará 12 mil sementes de árvores nativas de 207 espécies diferentes do Brasil no Parque Radical, no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro.

Você também pode ajudar a reflorestar o país! Entre em contato com organizações especializadas e com a Secretaria de Meio Ambiente do seu município para saber a melhor espécie e o local adequado para plantar a sua árvore. Em algumas cidades, como São Paulo, é necessário autorização da prefeitura para o plantio. Por isso, se informe corretamente e mãos ao plantio!