Hoje é Dia Internacional da Reciclagem

(Foto: Pixabay)

Comemora-se nesta quinta-feira (17), o Dia Internacional da Reciclagem. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para promover a reflexão sobre questões ambientais e a forma de consumo.

Entende-se por Reciclagem, o processo de conversão de produtos usados em materiais que podem ser reutilizados para produzir novos itens. Desta forma, é possível reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia, além de evitar a poluição do meio ambiente, a partir do tratamento correto de lixo e a redução da emissão de gases do efeito estufa.

Segundo dados de um relatório da Internacional Solid Waste Association (ISWA), 22 milhões de toneladas de lixo são depositadas por ano em 50 lixões, o equivalente a 250% da produção anual de café no mundo.

No Brasil, apenas 18% da população são atendidos pelo programa de coleta seletiva para destinar o lixo corretamente para a reciclagem, de acordo com dados do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre).

Apesar dos números ainda serem baixos, a reciclagem está avançando no país. Um dos motivos que alavancou o processo foi a regulamentação das atividades de coleta seletiva e reciclagem com a sanção da Lei nº 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010.

E você está fazendo a sua parte? No Dia Internacional da Reciclagem vale a reflexão sobre como estamos produzindo lixo e como podemos colaborar para reciclar.