Hoje é Dia Internacional do Idoso

(Foto: Reprodução/ Google)

Comemora-se neste sábado (01), o Dia Internacional do Idoso. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, a data tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre as necessidades de proteger os idosos.

Segundo dados da ONU, 73,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais vivem na América Latina e Caribe, o que representa 11,5% da população da região. A estimativa é que este número suba para 200 milhões, o equivalente a 26% da população local, em 2050.

Para o secretário-executivo da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), Antonio Prado, as instituições públicas e privadas devem atender a demanda da terceira idade, ação fundamental para a implementação da Agenda 2030, já que há uma transição demográfica em curso, com a diminuição das taxas de fecundidade e o aumento da expectativa de vida.

Neste ano, o tema escolhido para celebrar a data é “Tome uma posição contra o envelhecimento”. (esperando a ONU divulgar mais informações sobre a data).

A assessora de bem estar Cecília Faipó ensina no Blog Inspiração e Movimentoe a fundadora do Retiro da Saúde em Jarinu, Dona Cathi, na websérie Dona Cathi Dá o Recado como envelhecer com saúde e bem estar. Confira!

** Com dados da ONU Brasil