Hoje é Dia Internacional do Migrante!

(Foto: Reprodução)

A migração é um processo de mobilidade humana, que configura o ato de trocar de país, de estado ou região, sendo impulsionada por diversos fatores, como a economia, a política e a cultura, vigentes em uma determinada sociedade. O indivíduo em locomoção é chamado de migrante, ou seja, uma pessoa que deixa o seu país forçada ou que busca melhores condições de vida, chegando em outra nação, muitas vezes de forma clandestina.

Em 18 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção Internacional para a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias. Dez anos depois, a ONU reconheceu o papel da migração e instituiu, na mesma data da Convenção, o Dia Internacional do Migrante.

Neste ano, assistimos uma crescente onda de imigrantes saindo do Oriente Médio e da África indo para a União Europeia, para fugir da guerra civil em seus países de origem e em busca de melhores condições de vida. Segundo dados da ONU, mais de 300 mil imigrantes arriscaram as suas vidas tentando atravessar o mar Mediterrâneo, localizado entre o sul do continente europeu, a Ásia Ocidental e o norte da África.