Hoje é Dia Internacional do Portador de Deficiência

(Foto: Reprodução/ Google)

Comemora-se neste sábado (03), o Dia Internacional do Portador de Deficiência, também conhecido como Dia Mundial das Pessoas com Deficiência.

Criada em uma Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1992, a data tem como objetivo informar a sociedade sobre assuntos relacionados à deficiência, seja ela física ou mental, e conscientizar a sociedade sobre a importância de incluir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2011, 1 bilhão de pessoas vivia com alguma deficiência, isso significa uma em cada sete pessoas no mundo. A ONU alerta ainda que 80% das pessoas que vivem com alguma deficiência residem nos países em desenvolvimento. No total, 150 milhões de crianças (com menos de 18 anos de idade) têm alguma deficiência, de acordo com a UNICEF.

Mesmo com limitações, pessoas deficientes têm tanta capacidade, quanto pessoas sem deficiência, de trabalhar e lutar por aquilo que almejam, além de serem um exemplo para muitas pessoas.

Uma prova disso foi o show de superação que os atletas paralímpicos mostraram na Paralimpíada Rio 2016, como o nadador Daniel Dias – considerado o Michael Phelps brasileiro – se tornou o maior medalhista olímpico do Brasil.