Hoje é Dia Mundial do Turismo

(Foto: Freepik)

Viajar é sempre bom, não é mesmo?  Para celebrar essa ação, é celebrado no dia 27 de setembro o Dia Mundial do Turismo.

A data, instituída em 1980 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo mostrar a importância do turismo e o seu valor cultural, econômico, político e social, e como agente de mudança positiva nos países e comunidades em todo o mundo.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), entende-se por Turismo o deslocamento de pessoas para lugares diferentes em um período inferior a um ano e que não esteja vinculado à realização de trabalho ou alguma atividade econômica, remunerada ou voluntária.

O tema escolhido para esta edição é “Turismo Sustentável – uma ferramenta para o desenvolvimento”, que visa mostrar como o turismo pode contribuir para as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental) e com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, ressalta que o respeito, tanto dos turistas, quanto dos hospedeiros, é essencial. “Você pode ser a mudança que você quer ver no mundo. Você pode ser o embaixador de um futuro melhor. Neste Dia Mundial do Turismo, sempre que você viajar, para onde quer que viaje, lembre-se de: respeitar a natureza, respeitar a cultura e respeitar o anfitrião”.