Hoje é Dia Mundial do Veganismo

(Foto: Unsplash)

O Veganismo, um estilo de vida em que não é consumido nenhum tipo de produto ou alimento de origem animal ou seus derivados.

O Dia Mundial do Veganismo surgiu, em 1994, durante a comemoração dos 50 anos da fundação da The Vegan Society (Sociedade Vegana) do Reino Unido, a instituição vegana mais antiga do mundo e responsável pela oficialização do termo “vegan” (“vegano”).

Segundo a The Vegan Society, “o veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade”.

“Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais”, complementa.

É importante ressaltar que há uma diferença entre vegano e vegetariano. Apesar de serem conceitos parecidos, os vegetarianos não consomem alimentos de origem animal, já os veganos não consomem nenhum tipo de produto.