Hoje é Dia Mundial dos Oceanos e do Oceanógrafo

(Foto: Reprodução)

Comemora-se nesta quarta-feira (08), o Dia Mundial dos Oceanos. A data foi criada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 (Rio-92). Porém a data foi oficializada apenas em 2008.

O Dia Mundial dos Oceanos tem como objetivo ressaltar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta e conscientizar a sociedade sobre os perigos das atividades humanas nos ecossistemas oceânicos.

“Apesar da amplitude dos oceanos, sua capacidade de superar os danos causados pelas atividades humanas é limitada, comprometendo sua habilidade de cooperar para o desenvolvimento sustentável”, afirma Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU.

Neste ano, o tema escolhido para celebrar a data foi “Oceanos saudáveis, planeta saudável”, que visa conscientizar sobre a importância da preservação dos oceanos, a partir da comparação entre o oceano e corpo humano. Enquanto o sangue é essencial para o funcionamento do corpo, o oceano é o coração do planeta, além de conectar todos os continentes.

“O oceano regula o clima, alimenta milhões de pessoas a cada ano, produz a maior parte do oxigênio que respiramos, é o lar de uma incrível variedade de vida selvagem, nos fornece com medicamentos importantes, e muito mais! A saúde de todos depende de um oceano produtivo e limpo”, afirma a organização The Ocean Project.

Para chamar atenção para a causa, o cantor Jack Johnson iniciou a campanha Wave For Change (Onda Para Mudança, em tradução livre) da The Ocean Project, que incentiva as pessoas a fazerem algo para preservar os oceanos, como combater a poluição de plástico.

Para saber mais sobre a Wave For Change, acesse: http://www.worldoceansday.org/

Também é comemorado hoje o Dia do Oceanógrafo, que homenageia os profissionais que se dedicam a estudar e proteger os oceanos. Parabéns a todos!