Hoje é Dia Mundial dos Oceanos

Foto ilustrativa (Foto: Pixabay)

Criada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento na Rio-92 e oficializada apenas em 2008, o Dia Mundial dos Oceanos tem como objetivo ressaltar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta e conscientizar a sociedade sobre os perigos das atividades humanas nos ecossistemas oceânicos.

Neste ano, o tema escolhido é “Oceanos – Sensibilizar para agir, Proteger para valorizar”, dedicado à luta contra a poluição pelo plástico. Segundo a ONU, 80% da poluição dos oceanos provem das pessoas que estão em terra e oito milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos por ano, prejudicando a vida selvagem mas igualmente a pesca ou o turismo.

A poluição por plásticos ainda custa a vida a um milhão de aves marinhas e a 100 mil mamíferos por ano.

Dados da ONG Ocean Conservancy revelam que apenas cinco países asiáticos, China, Indonésia, Filipinas, Tailândia e Vietname lançam anualmente mais de quatro milhões de toneladas de plástico nos oceanos. Se nada for feito, até 2025 serão acumuladas nos oceanos, 250 milhões de toneladas de resíduos plásticos.

Dia do Oceanógrafo

Hoje também são celebrados os profissionais que se dedicam a estudar os oceanos do planeta: o Oceanógrafo.

Este profissional pesquisa animais, vegetais, o ecossistema e os processos marinhos, por meio da coleta e interpretação de informações sobre as condições físicas, químicas e biológicas dos ambientes aquáticos.

Parabéns a todos os profissionais!