Hoje é Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

(Foto: Pnuma)

Hoje, 16 de março, é celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. A data visa chamar a atenção e conscientizar sobre a importância de combater as mudanças climáticas e os seus impactos no planeta.

A mudança climática é uma das principais consequências do aquecimento global – aumento da temperatura média da superfície do planeta –, sendo caracterizada por alterações no clima, de forma que eventos extremos, como tempestades tropicais, furacões e tornados, aconteçam com maior frequência.

Apesar da mudança no clima também ser provocada por fatores naturais, um estudo do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU constatou que o aumento da emissão de gases de efeito estufa (GEEs) gerado pela ação humana é a principal causa do aquecimento global.

Entre as atividades humanas que causam o aumento das temperaturas do planeta e, consequentemente, as mudanças climáticas, estão: a degradação ambiental, a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural); a agropecuária, e o desmatamento.

Todos podem contribuir no combate ao aquecimento global e as mudanças climáticas de forma simples. Usar recursos naturais, como a água, com responsabilidade; dar prioridade a atividades que reduzam a emissão de gases de efeito estufa e marcas que se preocupam com os efeitos ambientais, como reduzir o consumo de energia e comprar produtos reciclados e que não degradem o meio ambiente.