Hoje é Dia Nacional de Botânica

(Foto: Pixabay)

No dia 17 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Botânica. Instituída pelo Decreto de Lei nº 1.147, a data homenageia o naturalista alemão Carl Friedrich Philipp Von Martius, responsável pela coleta de milhares de espécies da flora brasileira, que foram, posteriormente, catalogadas e descritas na obra Flora brasiliensis.

O decreto de lei também declarou a palmeira brasileira Carnaúba como planta símbolo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e cria a Medalha do Mérito Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A Botânica, palavra que vem do grego botané (“planta”), é o estudo científico da vida das plantas e algas, e abrange diversas disciplinas científicas que estudam o crescimento, a reprodução, o metabolismo, desenvolvimento, as doenças e a evolução da vida.

Em 2010, o Brasil conseguiu cumprir a Meta 1 estabelecida pela Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC-CDB) – programa da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU – com a publicação do Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil e com o lançamento da primeira versão online da Lista de Espécies da Flora do Brasil.

Atualmente, são reconhecidas 46383 espécies para a flora brasileira, sendo 4751 Algas, 33.008 Angiospermas, 1550 Briófitas, 5726 Fungos, 30 Gimnospermas e 1318 Samambaias e Licófitas.

** Com informações do Flora do Brasil