Os brasileiros adoram um motivo para fazer um churrasco e para muitos, o prato se tornou uma especialidade profissional. É comemorado neste sábado (30), o Dia do Churrasqueiro.
Apesar de ser uma paixão nacional e parecer simples, não basta acender o carvão e colocar a carne na grelha para ser um especialista em churrasco. Para ser churrasqueiro, é necessário saber algumas técnicas, escolher boas carnes e fazer cortes corretos, por exemplo.
Os churrasqueiros devem se aprimorar para atender todos os públicos, inclusive os vegetarianos e veganos. Mesmo que não se alimentem de carne animal, há opções veganas que podem ser preparadas na grelha.
Separamos cinco dicas para alegrar os vegetarianos e veganos em churrascos:
- Hambúrguer magro: Segundo a nutricionista Dra. Michelle Parreira de Campos, é possível fazer um hambúrguer saboroso e nutritivo. A receita é simples. Triture uma lata de ervilha até virar um purê, adicione ½ ricota amassada, 1 ovo, 2 dentes de alho, pedaços de tomate (adicionais), sal e pimenta à gosto.
Adicione farinha de mandioca (mais ou menos 1 xícara) aos poucos, até dar consistência na massa para formar o hambúrguer. Molde no tamanho que quiser e grelhe na churrasqueira com um fio de azeite em cada um.
- Tofu: O tofu vai muito bem grelhado e pode ser colocado em espetinhos. Uma ideia é deixá-lo marinando por meia hora em uma misturinha de molho de soja, azeite e ervas, como sálvia, louro e alecrim.
- Seitan: Fatiado ou cortado em pedaços, o seitan, assim como o tofu, pode ser usado para preparar espetos.
- Cogumelos: os cogumelos são outro tipo de alimento ótimo para ser feito na churrasqueira. Os porcini são os mais adequados para serem servidos quentes. Podem ser cortados em pedaços e misturados com tofu ou seitan.
- Pimentão: Apesar de demoraram um pouco para ficarem prontos, os pimentões ficam deliciosos na grelha. A recomendação é colocar os pimentões inteiros na grelha e ir virando até que a casca fique marrom. Neste ponto, retire-os do fogo e deixe esfriar. Em seguida, retire a pele e as sementes, e corte em tiras.
Além dessas opções, existem alguns açougues veganos vendem carnes, como salsinhas, linguiças e bifes produzidos com soja, seitan, tofu e carne vegetal feita de trigo.
** Com informações do SOS Solteiros e Green Me