Como disse Christiane Torlone no Rock In Rio, “Hoje é Dia de Rock bebê”!
Instituída no Brasil em 1990 após uma campanha promovida por duas rádios paulistas que declaravam o dia 13 de julho como Dia do Rock, a data tem como objetivo homenagear o estilo musical que revolucionou a música e o comportamento social ao redor do mundo.
O dia 13 de julho foi escolhido para lembrar o evento Live Aid, um show simultâneo em Londres (ING) e na Filadélfia (EUA) para conscientizar a população mundial sobre a pobreza e a fome que atingia a Etiópia. Entre os artistas que participaram do evento estavam Led Zeppelin, David Bowie, Rolling Stones, U2, Paul McCartney e Black Sabbath.
Com início entre as décadas de 1940 e 1950, o rock é um gênero musical que surgiu a partir da mistura de outros gêneros, como o Blues, o Jazz, o Country e o Rhythm and Blues (R&B). O Rock chegou ao Brasil no final dos anos 50 e logo fez sucesso, principalmente, com o surgimento da Jovem Guarda – primeiro movimento do gênero no país – nos anos 60.
Atualmente, é composto por vários subgêneros: soft rock, glam rock, heavy metal, hard rock, rock progressivo, punk rock, new wave, punk hardcore, rock alternativo, entre outros.