A moda vive se transformando, tendências vêm e vão. E com esta transição, vamos acumulando roupas no guardarroupa, que depois de um tempo nem lembramos mais que ela está ali, até fazermos aquela limpeza. Você já parou para pensar que essas roupas dariam ótimos sapatos?
A Insecta Shoes – marca de calçados ecológicos e veganos – reaproveita tecidos estampados de roupas de brechós, resto de borracha da indústria e plástico reciclado como matéria-prima na confecção de seus produtos.
Em dois anos, a marca reaproveitou 2.100 peças de roupa, 630 kg de tecido e 1 mil garrafas pet. “Com uma peça de roupa de brechó, é possível fazer de cinco a seis pares de sapato, o que torna o produto exclusivo. A sola é feita de borracha triturada excedente da indústria, e usamos plástico reciclado para estruturar a ponta e o calcanhar”, explicou Babi Mattivy, uma das sócias, em entrevista ao UOL Economia.
Criada em 2014, em Porto Alegre (RS), a marca nasceu da união de duas empresas: a marca de sapatos ecológicos MAG-P Shoes, de Pam Magpali, que já usava o material excedente da indústria calçadista, e o brechó virtual Urban Vintages, de Babi Mattivy, que cedeu peças estampadas para a criação dos primeiros sapatos no final de 2013.
“As duas empresas tinham preocupações ecológicas. Resolvemos juntar um pouco de cada para criar um conceito mais inovador de produto ecológico, artesanal e exclusivo”, afirma Mattivy.
Por ser vegana, Mattivy adotou como diferencial da marca produzir sapatos que respeitam o movimento vegano, ou seja, sem o uso de matéria-prima de origem animal. Para coletar tecidos, funcionários frequentam brechós em busca de estampas diferentes e com a ampliação, a produção também passou a utilizar tecido feito com garrafa pet reciclada.
Atualmente a empresa oferece seis tipos de sapato – scarabeus, papilio, cordulia, stellis, cicada e vedalia – com tamanho do 33 ao 45, mochilas, ecobags, nécessaire e cadarços. Todos os produtos são veganos, unissex para incentivar a igualdade de gênero e são ecológicos.
Para mais informações sobre a Insecta Shoes, acesse: http://www.insectashoes.com/
** Com informações do UOL