Estados Unidos confirmam saída do Acordo de Paris

(Foto: Reprodução/ Youtube)

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, notificou oficialmente as Nações Unidas (ONU) a saída do país do Acordo de Paris. Todo o processo deverá durar um ano.

“Hoje começamos o processo formal de retirada do Acordo de Paris. Os EUA têm orgulho do histórico como líder mundial na redução de emissões, promovendo resiliência, aumentando nossa economia e garantindo energia para os nossos cidadãos. Nosso modelo é realista e pragmático”, disse o secretário em sua conta no Twitter.

O Acordo de Paris é um tratado internacional assinado em dezembro de 2015 para combater o aquecimento global e manter a temperatura média do planeta abaixo de 2ºC, buscando limitá-lo a 1,5ºC.

Em 2017, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que o país sairia do acordo climático para negociar um tratado “mais justo para os Estados Unidos”, já que o atual beneficia outras nações.

O anúncio não foi recebido com surpresa pelas autoridades internacionais. Trump havia prometido a saída do tratado durante sua campanha presidencial por ser contra o plano de energia limpa aprovado no governo Obama e o crescimento da mineração e do uso de combustíveis fósseis no país.

** Com informações da Reuters