Trump culpa Índia e China por saída dos EUA do Acordo de Paris

(Foto: Gage Skidmore/ Wikimedia Commons)

O presidente Donald Trump voltou a culpar a Índia e a China pela saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris por se beneficiarem mais com o tratado do que o país norte-americano.

Para Trump, não poder usar o carvão e outras fontes de energia não limpas, torna os Estados Unidos em uma posição desfavorável em relação a outros países.

“Você tem um monte de petróleo e gás que encontramos. Nós temos enormes reservas de energia. Temos carvão. E, basicamente, eles estão dizendo: ‘Não use isso. Você não pode usá-lo’. O que nos torna não competitivos com outros países”, explicou.

O presidente ainda questionou a ajuda financeira de países desenvolvidos para nações em desenvolvimento implementarem ações de mitigação as mudanças climáticas.

“Nós temos que pagar, porque eles são considerados países em desenvolvimento. Eles estão crescendo. Então eu disse ‘O que nós somos? Nós estamos autorizados a crescer também? Eles chamam a Índia de país em desenvolvimento. Eles chamam a China de país em desenvolvimento. Mas os Estados Unidos? Nós somos desenvolvidos e temos que pagar”.

Em junho do ano passado, Donald Trump anunciou a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris, pelo tratado custar trilhões de dólares, desfavorecer a criação de empregos e prejudicar as indústrias de petróleo, gás, carvão e manufatura.

** com informações do Money Control