Alemanha anuncia pacote de combate às mudanças climáticas

A chanceler alemã Angela Merkel
(Foto: Reprodução Instagram Angela Merkel)

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou um pacote de 54 bilhões de euros para colocar em prática medidas de combate às mudanças climáticas até 2023 e outros 100 bilhões até 2030.

O documento prevê o aumento do preço da gasolina, do diesel, do óleo de aquecimento e o gás natural, por emitirem dióxido de carbono (CO2); aumento do preço de passagens aéreas e a redução no valor de viagens de trem.

O governo federal e as montadoras oferecerão subsídios para carros elétricos de até 40 mil euros para impulsionar a venda. Os automóveis também ficam isentos de imposto sobre veículos automotores até 2025, enquanto o imposto de veículos convencionais deve ser mais direcionado para as emissões de carbono.

Um morador que substituir o aquecedor de óleo antigo por um modelo menos poluente vai receber um “prêmio de troca” de até 40%. O governo também dará um incentivo fiscal para a reforma de prédios, que precisem aumentar a sua eficiência na manutenção da temperatura.

O documento também prevê incentivo financeiro para cidades que desejam implementar turbinas eólicas.

O anúncio do pacote acontece em meio às manifestações globais para que os governantes criem medidas para conter o aquecimento global. Apenas na Alemanha, 575 cidades participaram do Fridays For Future.

** Com informações do G1