Animais em extinção retornam à Mata Atlântica

(Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

A organização ambiental The NatureConservancy (TNC), em parceria com a consultoria ambiental Verdesa, está ajudando a recuperar as áreas degradadas da Mata Atlântica no município de Anhembi (SP) e os resultados da ação já podem ser vistos.

Animais perto da extinção, como a onça-parda e o tamanduá-bandeira, voltaram à região. O momento foi capturado por câmeras instaladas por especialistas para monitorar a presença de animais na região recém-restaurada.

“Ficamos surpresos ao ver animais que pensávamos estarem extintos e predadores do topo da cadeia alimentar em torno dessas áreas após apenas quatro anos de esforços de restauração”, contou o gerente de restauração da TNC, Rubens Benini.

A iniciativa faz parte do projeto global da TNC, Plant a BillionTrees (Plante um Bilhão de Árvores), que desde 2008 recupera áreas degradadas da Mata Atlântica e do Cerrado no Brasil, e florestas com biodiversidade excepcional na China e nos Estados Unidos.

Para recuperar uma parte da Mata Atlântica degradada, especialistas estudaram e identificaram, durante dois anos,áreas estratégicas para reflorestar. Um dos principais fatores que a TNC considera para selecionar as regiões a serem recuperadas é o potencial de conectar áreas de floresta ao longo do território para criar “corredores ecológicos” contínuos, que contribuem mais para a conservação da biodiversidade do que remanescentes de florestas fragmentados.

Outro elemento é a relevância da área para a conservação de rios e nascentes. A região de Anhembi tem grande importância para a Bacia do Rio Tietê, que fornece água aos moradores do município e das comunidades vizinhas.

Com o apoio da Fundação Alcoa e de outros parceiros, foram plantadas mudas de árvores nativas da região. A TNC e a Verdesa monitoraram o crescimento da floresta, aplicando uma metodologia específica desenvolvida junto ao PACTO pela restauração da Mata Atlântica.

Para Benini, “esta área é um bom exemplo de como a restauração florestal pode trazer rápido retorno à fauna porque há mais espaço para os animais viverem e se movimentarem no território. Comunidades locais também se beneficiam, pois as florestas ajudam a preservar o abastecimento de água da região. Ainda traz resultados para todo o planeta porque as árvores armazenam carbono e mitigam as mudanças climáticas causadas pelos seres humanos”.

Desde 2008, a Campanha Plant a BillionTrees já ajudou a trazer mais de 30 milhões de mudas de árvores nativas no Brasil, que resultaram na restauração de mais de 12 mil hectares de áreas degradadas no país.

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse: www.tnc.org.br/restauracao