Apenas 13% dos oceanos estão “intocados” no mundo

(Foto: Pixabay)

Os oceanos cobrem mais de 70% do planeta, mas apenas 13% da área marinha podem ser classificadas como “vida marinha selvagem”, ou seja, intocada por influências humanas, revela novo estudo internacional.

De acordo com a pesquisa, essas áreas se concentram no Ártico, Antártica e ao redor de ilhas remotas do Oceano Pacífico. “Essas áreas marinhas que podem ser consideradas intocadas estão se tornando cada vez mais raras, enquanto as frotas de navios pesqueiros e de carga expandem seu alcance por quase todos os oceanos do mundo, ao mesmo tempo em que o escoamento de sedimentos sufoca muitas áreas costeiras”, explica Kendall Jones, autor do estudo.

As áreas selvagens intocadas mantêm altos níveis de biodiversidade e de espécies endêmicas. Segundo o estudo, atualmente, menos de 5% da vida marinha selvagem está sob proteção, sendo a maior parte em ecossistemas bem distantes das costas. diz Jones.

Para realizar o estudo, os cientistas analisaram os dados classificados em 19 categorias de impactos humanos, incluindo navegação comercial e escoamento costeiro de fertilizantes. No critério

LIXO MARINHO

E na Republica Dominicana, após a passagem da tempestade tropical Beryl, a ONG Parley Oceans, que se dedica à conservação dos oceanos, e cerca de 500 voluntários retiraram 30 toneladas de lixo das praias, como garrafas e caixas de isopor. Seis toneladas de plástico foram recuperadas e serão transformadas em matéria-prima para a criação de novos produtos.